AO VIVO

O Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania (PAIC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está firmando parceria com o Centro de Atendimento Semiliberdade (Casemi), que integra a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul e recebe jovens infratores entre 12 e 21 anos. Serão ofertados pelo PAIC cursos de informática educativa e outras iniciativas do gênero. Nesta segunda-feira (25), ocorreu a primeira reunião para oficializar o convênio.

A residência onde são instalados os jovens em Pelotas tem capacidade máxima de 20 pessoas. Eles têm obrigação de ir à escola e devem fazer cursos, além de poder trabalhar. Segundo a coordenadora do Casemi em Pelotas, Cíntia Mendes, o projeto tem objetivo de reinserir os jovens na comunidade. “Eles podem ir para casa nos fins de semana. A obrigação é que eles durmam na residência todos os dias da semana”, afirma.

A parceria vai proporcionar cursos de informática educativa gratuitos aos adolescentes na própria residência, além de ofertar oficinas de cidadania, educação e psicologia dentro da UCPel. Estavam presentes na reunião de segunda-feira o coordenador do PAIC, Fábio Raniere, o psicólogo do Casemi, Alessandro Santos, e a coordenadora do centro, Cíntia Mendes.