AO VIVO

Em duas votações na manhã desta terça-feira, 16/02, a Câmara aprovou, por unanimidade, projeto de lei do Executivo que reajusta o adicional de risco de vida dos guardas municipais. O índice que era de 125% passou para 140%, retroativo a 1º de janeiro deste ano, e para 155% a partir de 1º de julho, chegando a um reajuste de 30%.

A proposta beneficia mais de 260 homens e mulheres cuja função, hoje, não é mais somente a de proteção de bens materiais, mas cuidar de pessoas, nas escolas, no combate à drogadição, nas praças e parques públicos.

Desde que tiveram a concessão do porte de arma e foram treinados para usá-la, os guardas municipais passaram a enfrentar o mesmo tipo de risco que outros servidores da área de segurança pública. Seus serviços são prestados 24 horas, em todas as áreas da cidade, inclusive as de maior índices de violência. Para os vereadores, o adicional de risco de vida é um direito a que fazem jus pela atividade que exercem em benefício da população.

O presidente da Câmara, vereador Ademar Ornel (DEM), disse que “a Casa fez justiça com a aprovação”. Também se manifestaram sobre a importância do reajuste e o reconhecimento ao trabalho dos servidores, Anselmo Duarte (PDT), em cujo governo a Guarda Municipal foi criada há 26 anos, Tenente Bruno (REDE), Ricardo Santos (PDT), Luiz Henrique Viana (PSDB), Edmar Campos (DEM) e Marcos Ferreira (PT).

gffggfdgfd