AO VIVO

Técnicos da Telebras visitarão todos os municípios da região, até o final do mês, visando à implantação do projeto regional de universalização de banda larga através de fibra ótica. A decisão foi tomada em reunião presidida pelo prefeito Eduardo Leite, realizada na Azonasul (Associação dos Municípios da Zona Sul), juntamente com o Copes (Consórcio Público do Extremo Sul), na manhã desta sexta-feira (14/8/2015).

“O projeto de universalização envolve a atualização da rede lógica, com o alcance de melhorar os serviços para a população”, enfatizou Eduardo Leite, salientando a finalidade social da proposta da Telebras.

O presidente da Telebras, engenheiro Jorge Bittar, apresentou aos prefeitos e representantes presentes na reunião as ações desenvolvidas pela empresa desde a sua reconstituição em 2010. Os projetos de maior destaque são o SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, para complementação das redes de fibra óptica, cobrindo todo o território nacional e mais 200 milhas náuticas, o cabo submarino Brasil-Europa, ligando Fortaleza a Portugal, a expansão da rede de fibra óptica de longa distância e as redes metropolitanas.

Bittar enfatizou que os objetivos da Telebras são corrigir falhas no mercado, universalizar o acesso, viabilizar pequenos e médios provedores e estabelecer parcerias de compartilhamento de redes, beneficiando Educação, Saúde, Segurança Pública, cidades inteligentes e promovendo a centralização dos serviços de governo nas agências dos Correios.

A Telebras realizará levantamento técnico da demanda real, em megabits, de cada um dos 23 municípios da região. A empresa já tem o projeto elaborado para cobrir 600 quilômetros com fibra óptica nesta área do Estado, no prazo de um ano.