AO VIVO

A prefeitura de Pelotas vai investir mais de R$ 2 milhões de recursos próprios na aquisição de 630 computadores para equipar os novos laboratórios de informática de 20 escolas da rede municipal de ensino. O contrato com a HP, vencedora da licitação, foi assinado pelo prefeito Eduardo Leite na manhã desta sexta-feira (14/8/2015).

“O investimento faz parte da política de modernização empreendida pelo Governo, disponibilizando aos alunos o acesso a novas ferramentas de aprendizagem. Entre elas, neste projeto, se destaca a plataforma de internet Khan Academy – maior site para aprender matemática, utilizado na educação em países do mundo inteiro”, salientou o prefeito.

Para receber os computadores, as 20 escolas tiveram os espaços dos laboratórios padronizados. A reformulação foi completa, desde a porta, as cortinas e a iluminação até a aquisição de classes, redes, internet e climatização dos ambientes. As novas tecnologias estarão instaladas e em funcionamento até o final do ano, a fim de gerar melhorias na aprendizagem e maior qualidade na escolarização.

Governo projeta, para o ano que vem, a expansão do projeto para outras 20 escolas. O coordenador de Estratégia e Gestão, César Mendes, diz que a área da Educação é uma das que está no topo das prioridades da prefeitura para investimentos em inovação, modernização e reforço.

O plano de ação tem foco inicial direcionado às melhorias da aprendizagem de Matemática e Português. O empreendimento das tecnologias conta com a parceria da Fundação Lemann, que desenvolve e apoia projetos inovadores em educação no ensino público, acompanhando sua execução e andamento com tutoria e orientações.

Desde julho de 2014, a escola Francisco Carúccio, do Pestano, e o Colégio Pelotense contam com o projeto implantado e em funcionamento, com o acompanhamento dos parceiros técnicos da Fundação.

* Valor total do contrato: R$ 2.028.600,00.