AO VIVO

O Laboratório de Estudos Avançados da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Letras (LEAL/PPGL) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove, no dia 27 de agosto, a primeira edição do evento Diálogos Transdisciplinares. O encontro, que é gratuito e aberto a interessados, contará com duas palestras e ocorrerá a partir das 14h na sala 100 K do Prédio Santa Margarida.

A primeira delas terá como título O Portunhol como Patrimônio Imaterial e Outras Questões de Fronteira, e será proferida pela professora Eliana Sturza, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Um diferencial do encontro, conforme o professor da UCPel e coordenador do LEAL, Adail Sobral, é que as duas palestras serão comentadas por outros convidados, o que deverá conferir uma interação maior entre palestrante e público participante.

Comenta a primeira palestra a professora Elena Mello, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). De acordo com Sobral, o primeiro tema a ser discutido no encontro reúne diferentes perspectivas disciplinares: estudos de língua e linguagem, teorias de identidade, sociologia e semiótica da cultura, entre outros.

O segundo tema abordado no encontro será ‘A gente’: o que ouvimos, o que escrevemos – uma abordagem interdisciplinar e será ministrado pela professora Francisca Paula Soares Maia, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Os comentários ficarão a cargo da professora da UCPel, Liliane Prestes Rodrigues. Sobral comenta que este tema foi o escolhido porque também admite a junção de distintas perspectivas a fim de dar conta de um fenômeno a um só tempo sociolinguístico, identitário, fonético e gramatical.

Interessados em participar podem realizar sua inscrição através deste link. O prédio Santa Margarida fica localizado rua Padre Anchieta, 1.274, com entrada pela rua Dom Pedro II. A coordenação do evento é dos professores Adail Sobral, da UCPel, e de Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques da UNIPAMPA.

LEAL
O Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens promove estudos interdisciplinares para estabelecer interfaces de várias naturezas entre suas duas grandes linhas de pesquisa, Texto, Discurso e Relações Sociais e Aquisição, Variação e Ensino. O grupo, formado por pesquisadores de diversas universidades do país, se dedica aos estudos de linguagens em diferentes ambientes e contextos, do ponto de vista cognitivo a uma perspectiva social e histórica ampla, centrando-se nos processos de produção, circulação e recepção de linguagens, em consonância com os rumos atuais da Linguística Aplicada.

Confira a programação completa abaixo:

Das 14h às 15h30min
Palestra 1: O Portunhol como Patrimônio Imaterial e Outras Questões de Fronteira
Prof. Dr. Eliana Sturza – UFSM. Comentadora: Elena Mello – UNIPAMPA/Jaguarão. Coordenação: Adail Sobral – PPGL – UCPel – Coordenador LEAL e Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques – UNIPAMPA /Jaguarão; Membro do LEAL

Das 16h às 17h30min
Palestra 2: ‘A gente’: o que ouvimos, o que escrevemos – uma abordagem interdisciplinar
Francisca Paula Soares Maia – UNILA/Foz do Iguaçú. Comentadora: Liliane Prestes Rodrigues, do PPGL – UCPel, coordenadora do LEAL.

Fonte: UCPEL