AO VIVO

A 38ª edição da Expointer está a seis dias de abrir os portões aos visitantes de uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. Os preparativos estão em fase de finalização no Parque Assis Brasil, em Esteio. Depois do vendaval que ocorreu em dezembro na Região Metropolitana e atingiu em torno de 70% das instalações do parque, foram necessárias obras de recuperação e melhorias. Segundo o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, apesar da crise financeira, o Estado buscou parcerias com entidades e foram investidos R$ 1,5 milhão.
“Estamos na reta final de organização para deixar o parque em perfeita condição para a realização da feira”, diz o secretário. Sindicato da Indústria das Máquinas do RS (Simers), Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) e Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul) são as entidades parceiras da Expointer.
Apesar das dificuldades e da realidade do mercado, a expectativa é de uma feira com muitos negócios. “Mas a Expointer não é somente comercialização. Aqui, acontecem debates, discussões e fóruns para uma integração de ideias e pensamentos em benefício do setor agropecuário gaúcho”, afirma Polo.

PORTO ALEGRE,RS,BRASIL 13.08.2015: O secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, faz a   vistoria do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini
                                        Confira as melhorias e inovações para esta edição:
Pavilhões
Os pavilhões da Área Internacional, do Gado de Corte, de Produtos, Serviços e Artesanato e o antigo Pavilhão do Cavalo Crioulo foram totalmente reformados. Estruturas de ferro que estavam danificadas, assim como os telhados, foram trocados.
Recuperação
Duas pistas de remate, dois banheiros, a casa da administração do parque e a casa de imprensa também passaram por obras de recuperação após o vendaval.
Cavalo Crioulo
O Espaço do Cavalo Crioulo é uma nova área da mostra, em uma área nobre da feira. A construção, de responsabilidade da ABCCC, abrange uma pista de provas, um tatersal (onde ocorrem os leilões da raça), boulevard e baias para abrigar os equinos.
Eletricidade
Melhorias na rede elétrica do parque também foram necessárias para adaptá-lo às normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Foram colocadas 220 caixas de luz na altura padrão, e a fiação subterrânea foi separada da canalização por onde escoava o esgoto.
Cercas
Dando nova aparência ao parque, foram substituídas quatro cercas de madeira das pistas do gado Holândes, central (onde ocorre o desfile dos campeões), dos ovinos e dos equinos.
Lavadouro
Foi construído um novo lavadouro para o gado leiteiro. A obra tem o objetivo de facilitar os serviços, além de proteger os visitantes e expositores que passam perto do local.
Coberturas
Duas coberturas no desembarcadouro de animais de argola e rústico foram construídas, também em parceria com entidades. O local é onde chegam os animais e são feitas as vistorias para entrada no parque.
Segurança
O número de seguranças aumentará. Este ano, serão 204 agentes circulando por todas as instalações do parque para proporcionar mais tranquilidade aos visitantes, expositores e trabalhadores da Expointer. Além disso, o Exército estará presente na mostra, com exposição de canhões e equipamentos.
Asfalto
O portão de acesso número 7, destinado para entrada de fornecedores, recebeu cobertura asfáltica.
Inovação digital
Um aplicativo para smartphones, desenvolvido especialmente para a Expointer 2015, está disponível para download. A ferramenta oferece dicas e informações da feira, além de toda a programação.
Agricultura familiar
A 17ª edição da Feira da Agricultura Familiar terá a presença de 239 participantes, entre agroindústrias, produtores de flores e plantas e artesanato, além da gastronomia. Os expositores também poderão participar do 4º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar. Este ano, como novidade, será premiado o melhor case com A História da Agroindústria Familiar, apresentando experiências de sucesso e ações de destaque.
O parque
O local oferece ampla infraestrutura para visitantes e expositores. Conta com 45,3 mil metros quadrados de pavilhões cobertos, 70 mil metros quadrados de área de exposição, nove espaços para leilões, auditórios, 19 locais para julgamentos, 10 mil vagas de estacionamento, postos médicos, restaurantes, agências bancárias e pontos para uso de internet.
Texto: Cassiane Osório/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/CCom