AO VIVO

No dia que se iniciam as comemorações do Dia do Patrimônio, a cidade de Pelotas presta homenagem a um de seus mais ilustres pelotenses. A partir desta sexta-feira (14/8/2015), João Simões Lopes Neto será o nome do aeroporto internacional do Município, visando homenagear o autor que tanto contribuiu com a cultura gaúcha.

Durante o ato de inauguração do novo nome, o prefeito Eduardo Leite ressaltou o legado deixado por JSLN. “É um grande privilégio oficializar neste ato o novo nome do nosso aeroporto. Além das obras literárias, João Simões Lopes Neto também deixou uma trajetória política, de insistência e muita perseverança, nos inspirando para melhorar cada dia mais”, afirmou.

O novo nome do aeroporto foi idealizado pelo jornalista Clayton Rocha no âmbito da comissão dos 200 anos de Pelotas, com projeto de lei número 3.642/12 de autoria do deputado federal Fernando Marroni (PT), que ressaltou a história de JSLN e suas conquistas. “Estou muito feliz de poder participar deste dia tão importante para a nossa cidade, dia que homenageamos nosso historiador, nosso poeta”, disse Marroni.

A Banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (BIMtz), sob regência do Tenente Madeira, foi responsável pela execução do Hino Nacional durante o ato e o cantor nativista Alci Vieira Júnior apresentou o Hino Rio-grandense e o Hino de Pelotas.

As autoridades fizeram o descerramento do quadro de inauguração presenteado pela prefeitura. Após o ato, se dirigiram ao saguão do aeroporto onde prestigiaram a exposição da réplica da Coleção Brasiliana, organizada por JSLN no ano de 1906.

Participaram do evento a vice-prefeita Paula Mascarenhas; o presidente do Instituto JSLN, Antônio Carlos Mazza Leite; o superintendente do aeroporto de Pelotas, Francisco Camejo; o representante da Câmara Municipal, o vereador Roger Ney (PP); o comandante da 8ª BIMtz, General de Brigada André Luiz Silveira; os secretários de Cultura (Secult), Giorgio Ronna e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima; a presidente da Academia Pelotense de Letras, Zênia De Leon; o procurador Geral do Município, Francisco Diniz; integrantes do governo municipal, entre outras autoridades.