AO VIVO

Neste domingo (16/8/2015) ocorre o lançamento do Projeto Escola no Pedal, com um passeio ciclístico, às 9h no Sest/Senat, percorrendo o trajeto que passará pelas seis escolas envolvidas. A pedalada termina na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Caruccio, por volta das 11h30min, com o sorteio de equipamentos de segurança, sinalização e outros brindes cedidos pela JL Casarin e Nobre Bicicletas.

Parceria entre prefeitura de Pelotas, Sest/Senat e 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com iniciativa do Movimento Pedal Curticeira, o projeto tem por objetivo fomentar grupos de ciclistas para a adoção da bicicleta como transporte, a partir da orientação e acompanhamento inicial de comboios orientados no caminho da escola e/ou trabalho.

As saídas vão contar com o apoio das secretarias de Educação e Desporto (Smed) e Transporte e Trânsito (STT), por meio dos agentes de Trânsito e Guarda Municipal.

No primeiro momento do projeto, serão contempladas as comunidades do Pestano e Getúlio Vargas, com a parceria das escolas municipais Francisco Caruccio, Frederico Ozanan, Santa Irene, Getúlio Vargas e Mário Meneghetti, além da Escola Estadual Amílcar Gigante, Associação Amigos do Pestano, Gaviões do Pestano e comunidade em geral.

A ideia dos organizadores é expandir o projeto para outros bairros depois que a comunidade-piloto adotá-lo e desenvolver autonomia na formação dos grupos de ciclistas.

Oficinas de Mecânica Básica de Bicicletas

O projeto conta ainda com oficinas de mecânica básica de bicicletas com certificação de 4 horas, que acontecerão nas manhãs e tardes dos dias 15 e 22 de agosto, atendendo mais de 100 estudantes e membros da comunidade. O objetivo é prover maior autonomia para o uso da bicicleta e educação para o trânsito.

As oficinas serão ministradas pelo Movimento Pedal Curticeira em parceria com mecânicos profissionais da Nobre Bicicletas e JL Casarin, empresas que apóiam e dão suporte ao projeto.