AO VIVO

Pelotas é o sexto município gaúcho a contar com a Sala das Margaridas. O espaço, localizado junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), é destinado ao acolhimento especializado de mulheres vítimas de violência. A inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira (6), e à tarde houve a capacitação dos profissionais.

A iniciativa segue um projeto humanizado de atendimento, garantindo a privacidade das mulheres. Na Sala das Margaridas são registradas ocorrências policiais, feita a oitiva da vítima, bem como o pedido de medida protetiva e demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha. O espaço funciona 24 horas e contará, sempre que possível, com equipe totalmente feminina with this post.

A prefeita Paula Mascarenhas ressaltou que a Sala é um reflexo da sensibilidade necessária à segurança pública, área que lida diretamente com a vida das pessoas. Também é uma recompensa ao trabalho coletivo realizado no município, que busca soluções para dar respostas à sociedade.

A cerimônia contou ainda com a presença da chefe da Polícia Civil no Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, que parabenizou Pelotas como exemplo de ações para o combate da violência, com projetos de segurança que devem ser levados “aos quatro cantos do estado”. Lembrou ainda que entre as gaúchas vítimas de violência que perderam suas vidas, 70% nunca chegaram a procurar uma delegacia.

A inauguração da Sala das Margaridas foi acompanhada por autoridades civis e militares. O espaço se localiza à rua Professor Araújo, 900, no mesmo prédio da DPPA.

Por Kímberlly Kappenberg/Ascom