AO VIVO

O deputado Luiz Henrique Viana (PSDB) ocupou o Grande Expediente desta quarta-feira (23) para homenagear a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) pela passagem de seus 55 anos de existência. A entidade, fundada em setembro de 1964 por um grupo de prefeitos, congrega, atualmente, 23 municípios. “De lá para cá, nada mais seria igual para as cidades da Zona Sul. Muitos avanços seriam conquistados, sempre com os olhos voltados para a principal pauta da Azonasul, que é o desenvolvimento regional”, declarou.

Uma das primeiras medidas da Azonasul foi contratar a Universidade Católica de Pelotas para a elaboração de um estudo preliminar que servisse de base para a formulação do Plano Integrado de Desenvolvimento Regional. “Iniciativa extremamente pioneira. Mas com uma lógica clara e simples: era preciso lutar, em conjunto, para desenvolver pautas capazes de alavancar o crescimento de toda a região”, frisou o parlamentar, sintetizando a essência da entidade.

Suprapartidária, a instituição tem caráter reivindicatório e desenvolve um trabalho político e técnico. Representa uma região que abriga quase um milhão de habitantes, de acordo com o IBGE, tem uma economia centrada, principalmente, no agronegócio e produz um PIB que ultrapassa os R$ 20 bilhões.

Atualmente, Azonasul é presidida pelo prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco, do PT. Já foi comandada por governantes do PP, PDT, PMDB e PSDB. Em 2015, o então prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, dirigiu a associação. “Me arrisco a dizer, com grande dose de certeza, que o fato de ter presidido a Azonasul ajudou Eduardo a desenvolver uma das características que mais o distinguem: a capacidade de diálogo. Sim, é possível dizer que a Azonasul ajudou a formar um governador”, acredita.

Uma das principais bandeiras da entidade, conforme Viana, é a duplicação da BR-116. “A causa foi abraçada pela Azonasul desde que as obras começaram a dar sinais de que não andariam para frente, desde que os recursos começaram a escassear”, ressaltou, citando também a Hidrovia do Mercosul, o Porto de Rio Grande, o término do lote 4 da BR-392 e os acessos asfálticos como pautas prioritárias da entidade.

Viana afirmou que a associação busca um bom relacionamento com os governos federal e estadual, sem abrir mão do direito de divergir e de pressionar democraticamente governos e parlamentos, para a garantia de recursos aos municípios e para a implementação de políticas públicas do interesse das administrações municipais. Lembrou também que, dentro da entidade, surgiu o Consórcio Público do Extremo Sul, iniciativa que contribui para a economia dos municípios. “Medicamentos, máquinas e até mesmo pneus já foram comprados, em conjunto, por preços mais baixos. Se cada município optasse por comprar sozinho, separadamente, gastaria mais, sem dúvida alguma”, revelou.

A recente expansão da sede da Azonasul, conforme o tucano, permitiu a criação da Escola de Gestão Pública da Zona Sul, que oferece cursos e treinamentos aos servidores das prefeituras para promover o aprimoramento da gestão pública municipal.

Integrantes
Atualmente, Azonasul é integrada pelos municípios de Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pedras Altas, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu. A entidade abriga diversos conselhos, que funcionam como ferramentas de estudo e de alinhamento de políticas públicas, como o Conselho de Gestores Municipais de Assistência Social, Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura, Conselho dos Dirigentes de Cultura, Conselho dos Secretários Municipais de Educação e Conselho de Dirigentes Municipais de Meio Ambiente.

Os deputados Mateus Wesp (PSDB), Fábio Branco (MDB), Paparico Bachi (PL), Sérgio Turra (PP), Zé Nunes (PT), Franciane Bayer (PSB) e Giuseppe Riesgo (Novo) se manifestaram por meio de apartes. O Grande Expediente contou com as presenças do presidente da Azonasul, Mauro Nolasco, prefeito de Capão do Leão; da vice-presidente da entidade, Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas; prefeita de Turuçu, Selmira Fehrenbach; e prefeito de Pedro Osório, Moacir Alves.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.