Em Pelotas, o sete de setembro contará com os tradicionais desfiles cívicos. Durante as comemorações, serviços essenciais como saúde, segurança pública e transporte estão assegurados a população.

Confira o que vai funcionar neste sábado.

Saúde

• Pronto Socorro de Pelotas (PSP) – funcionamento ininterrupto durante 24 horas, à rua Barão de Santa Tecla, nº 834.
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – aberta 24 horas, à avenida Ferreira Viana, nº 2.231.
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – funciona 24 horas. Chamados pelo telefone 192.
  • Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – não abrirá no sábado (7).

Água e Saneamento – Sanep

• Sede – fechada no sábado.
  • Departamentos de Água, Eletromecânica, Tratamento e Drenagem – plantões. Contatos pelo telefone (53) 3025.3797.
  • Casas de bombas – expediente normal na manutenção.
  • Lixo – recolhimento normal nos locais e horários habituais.

Transporte público

• Ônibus urbanos – no feriado da Independência, o transporte coletivo circulará de acordo com os horários de domingo.
  • Ônibus rurais – as linhas da colônia, no dia 7 de setembro, atenderão de acordo com a tabela de domingo.
  • Ônibus intermunicipais – a Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) já entrou em entendimento com as empresas de transporte rodoviário de passageiros e está preparada para disponibilizar ônibus extras para suprir a demanda de viagens.

Energia Elétrica

• CEEE – plantão 24 horas para atendimento de casos de falta de luz ou presença de fogo na rede. Telefone 0800-721-2333.

• Abrigos e casas de passagem funcionarão 24 horas. Telefone (53) 3921.6079.
  • Restaurante Popular – não abrirá no feriado.

• Defesa Civil – atendimento ininterrupto 24 horas. Telefone 153.
  • Guarda Municipal – atendimento 24 horas. Telefone 153.
  • Agentes de Trânsito – expediente ininterrupto. Central de Atendimento (53) 3227-5402.

Baronesa

• Museu da Baronesa – aberto no feriado, das 14h às 17h30min.
  • Parque da Baronesa – aberto em horário habitual.

Bancos

• Terminais eletrônicos – o acesso ao público, no sábado, será de acordo com a determinação de cada agência.

Mercado Central

• Atendimento facultativo, com abertura de bancas a critério dos proprietários.

Alterações no Trânsito

Motoristas devem estar atentos, às ruas fechadas para o desfile cívico-militar, e às vias com trechos em obras

Em decorrência do desfile cívico-militar, que ocorre durante este sábado (7), feriado de Independência do Brasil, uma série de ruas e avenidas estarão fechadas em Pelotas, das 6h às 13h30min. Além disso, obras na Gomes Carneiro e na João Jacob Bainy também alteram o trânsito nas regiões, no sábado e domingo (8), por isso os motoristas precisam estar atentos.
No Centro, próximo à avenida Bento Gonçalves, alguns locais sediarão a concentração das escolas assistenciais/particulares e das escolas públicas e o ponto de dispersão de todos os participantes. Entre as ruas interditadas estão a Gonçalves Chaves, Rafael Pinto Bandeira, Padre Felício, 15 de Novembro, Andrade Neves, entre outras.
Obras

Durante todo o fim de semana, as ruas Gomes Carneiro e João Jacob Bainy passarão por obras de drenagem. A Gomes Carneiro terá o trânsito interrompido desde a rua Giuseppe Garibaldi até a rua Silveira Calheca, a fim de que seja realizado o serviço.
Já na Jacob Bainy, o trabalho se concentra no encontro com a rotatória da avenida Francisco Caruccio, onde vai ser colocada a nova tubulação. Todavia, o acesso a moradores estará liberado pela avenida 25 de Julho e pelo bairro Quartier.

Foto: Reprodução/Igor Sobral