Reunião na manhã desta quarta-feira(03), na Secretaria da Cultura (Secult), definiu o planejamento operacional das atividades que ocorrerão no centro histórico, e que fazem parte das comemorações do 207º aniversário do município. Itinerários de eventos e fechamento de vias durante a realização de atividades foram tratados por representantes da Brigada Militar e das secretarias de Transporte e Trânsito (STT), Educação e Desporto (Smed), e Cultura.

Feira de Artesanato e Mercado das Pulgas
No sábado, dia 6, durante a realização da Feira do Artesanato de Rua, será fechada a rua XV de Novembro, entre as ruas Lobo da Costa e Tiradentes, a partir das 8h, até as 17h30min. Também no mesmo dia ocorrerá o fechamento da rua Lobo da Costa, entre as ruas XV de Novembro e Andrade Neves, durante a realização do Mercado das Pulgas.

Balada das Bandas Marciais
Com a apresentação da Balada das Bandas Marciais, que ocorrerá na Praça Coronel Pedro Osório, com a participação de cinco bandas de escolas do município, ocorrerá o fechamento parcial da rua Marechal Floriano esquina com o calçadão da Andrade Neves, durante o deslocamento das bandas. A apresentação se inicia na Praça, às 14h, e depois se desloca pela XV de Novembro até a Sete de Setembro, retornando pelo calçadão da Andrade Neves, Marechal Floriano, até a Praça Coronel Pedro Osório.

Procissão Motorizada
Também no sábado(06), acontecerá a Procissão Motorizada, partindo da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, às 15h, seguindo pelas ruas: XV de novembro, av. Bento Gonçalves, Padre Anchieta, av. Dom Joaquim até o Seminário São Francisco de Paula, retornando pela Av. Dom Joaquim até a Guilherme Wetzel, Marechal Deodoro, passando em frente ao Hospital Universitário São Francisco de Paula, av. Bento Gonçalves, av. Presidente João Goulart, av. Duque de Caxias, até o Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula; retornando pela av. Duque de Caxias, av. Saldanha Marinho, Dom Pedro II, Andrade Neves, Uruguai, passando em frente à Casa da Criança São Francisco de Paula, dobra na rua XV de Novembro até a Prefeitura; após, segue pela rua Felix da Cunha até a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, onde será realizada celebração eucarística, presidida pelo pároco da catedral, padre Luiz Boari.

Solenidade e exposição na Baronesa
No domingo (07) ocorre a solenidade oficial de aniversário do município, com início às 11h no Parque Museu da Baronesa e, logo após, a reabertura do Museu da Baronesa, com a Exposição “Um Roseiral no Museu da Baronesa – A Pelotas de Yolanda Pereira”.

Corrida Cidade de Pelotas
Também durante a manhã, com largada às 9h30min do Ginásio Municipal Prof. Orocindo Azevedo “Karosso”, ocorrerá a Corrida Cidade de Pelotas, que percorrerá as ruas Juscelino K. de Oliveira, General Neto, Félix da Cunha, faz uma volta pela Praça Coronel Pedro Osório, segue pela Félix da Cunha, Três de Maio, Gonçalves Chaves, Dom Pedro II, Félix da Cunha, General Neto e Juscelino K. de Oliveira.

fonte; ASCOM