AO VIVO

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) lançou nesta quarta-feira (29) duas novas especializações voltadas à área de segurança. A novidade foi apresentada no primeiro dia do Seminário Regional de Segurança Integrada, evento que ocorre na Universidade até sexta-feira (31).

Intituladas Segurança Pública e Gestão Corporativa e Operacional em Segurança Pública e Privada, ambos os cursos contarão com processo seletivo em junho, e começo das aulas previsto para setembro. De acordo com o coordenador da especialização em Gestão Corporativa e Operacional em Segurança Pública e Privada, Fábio Raniere Mendes, o curso é pioneiro na região e busca formar profissionais comprometidos com a ética e também com a comunidade.

O coordenador da especialização em Segurança Pública, Luiz Antônio Chies, explica que UCPel já possui uma trajetória dentro do campo da segurança devido oferta de curso de graduação e de uma linha de pesquisa dentro do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos. “Os novos cursos complementam a área com uma perspectiva de qualificação do público local e regional”, define.

Tema da segurança será debatido até sexta-feira (31)

O 1º Seminário Regional de Segurança Integrada prossegue até sexta-feira (31) e reúne nomes importantes da área com a proposta de promover reflexão sobre a segurança pública. Também tem o objetivo de contribuir para novas medidas que possam ser implantadas pelo município.

Integrando a mesa de abertura, o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, destacou a luta da Universidade pelo desenvolvimento de Pelotas e região. “O Seminário já pode ser considerado um sucesso, pois estão presentes no evento toda a inteligência que discute a segurança em nossa cidade”, disse.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, ressaltou a importância de debater o assunto e de fomentar novas iniciativas que consigam diminuir os índices de violência. Na ocasião, ela citou o Pacto pela Paz e acrescentou à discussão dados da diminuição de homicídios nos quatro primeiros meses de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda é de 50%.

A abertura ainda contou com a presença do representante da 3º divisão do exército, General Mauro Lopes, e autoridades de diversos órgãos que atuam na segurança do município como o Exército Brasileiro, Bombeiros, Brigada Militar e Guarda Municipal. Além disso, a equipe de governo da prefeitura também se fez presente com a participação dos secretários municipais de diversas áreas.

O seminário prossegue até sexta-feira (31). Um dos momentos mais aguardados do evento é a palestra que acontecerá hoje (29), a partir das 19h30, no Auditório Dom Antônio Zattera, com o jornalista da RBS TV, Humberto Trezzi. A programação completa do evento pode ser acessada no site.

Fonte:Núcleo Imprensa UCPel