AO VIVO

Centenas de fiéis lotaram as dependências e o entorno do Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, na Colônia Z3, na missa solene realizada na manhã deste sábado, 2 de fevereiro, em homenagem à padroeira dos pescadores.

O vice-prefeito Idemar Barz representou a prefeita Paula Mascarenhas na cerimônia, também prestigiada pelos deputados estaduais Luiz Henrique Viana (PSDB) e Fernando Marroni (PT), pela secretária de Governo, Clotilde Victória, pelo diretor de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura, Paulo Pedrozo, por populares da comunidade da Colônia de Pescadores e visitantes.

A missa solene foi oficiada pelo arcebispo da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, com a participação de padres, diáconos e coroinhas. As homenagens à Nossa Senhora iniciaram-se às 7h, com a Oração da Manhã, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Porto). De lá, partiu carreata até a Colônia Z3.

O tema

Para realimentar a fé católica, a 88ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes foi idealizada com o tema “Mãe dos Navegantes, ensina-nos a ser casa da vida”. Dom Jacinto deteve-se nesses dizeres. “Para ser casa da vida, é preciso dizer sim a Deus.”

O arcebispo reportou-se às escrituras e afirmou que “se olharmos para o sim de Maria, chegaremos à grande mensagem de Navegantes: ser casa da vida.” Desta forma, aconselhou que as pessoas digam sim à vida pessoal, familiar, em comunidade e social, “porque os nãos a esvaziam”.

Durante a missa, predominaram as preces pela intercessão de Nossa Senhora à proteção às famílias, aos governantes e aos pescadores. O arcebispo enfatizou que a Z3 e outras colônias de pescadores precisam de bênçãos e proteção da padroeira.

Reflexão

Para o vice-prefeito Idemar Barz, a missa solene em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes configurou-se num momento para reflexão. “É um dia dedicado a agradecimentos pelas bênçãos, proteção e graças alcançadas. Estou muito feliz em participar representando a prefeita Paula. A Prefeitura deseja boa festa a todos da comunidade da Z3 e visitantes.”

Ato simbólico

O casal de moradores da Z3, Tiago e Sheila, foram chamados ao altar. Sheila está gestante. Dom Jacinto e o esposo da grávida, em gesto simbólico, levaram a mão direita ao seu ventre. O arcebispo conclamou o casal para o compromisso de cuidar e ensinar o futuro bebê a ser casa da vida. Assim, abençoou todas as mães.

Registros

Em homenagem às vítimas da tragédia da barragem de Brumadinho (MG), foi feito um minuto de silêncio. Os mortos, os sobreviventes, os desaparecidos e os familiares e amigos envolvidos receberam referências diversas vezes durante a celebração.

Dom Jacinto Bergmann e os padres manifestaram cumprimentos à comunidade da Colônia Z3, pela dedicação à festa de Nossa Senhora dos Navegantes, com participação das paróquias Santo Antônio, do Laranjal, e Sagrado Coração de Jesus, do Porto. O arcebispo fez referências e agradecimentos especiais à Prefeitura, dirigindo-os ao vice-prefeito Idemar Barz, para que os transmitissem à prefeita Paula.

O reconhecimento pelo apoio também foi direcionado às secretarias da Prefeitura, aos Bombeiros, Brigada Militar, agentes de Trânsito, Guarda Municipal, Rádio Universidade, Marinha do Brasil e todos os envolvidos nos festejos à padroeira dos pescadores.

Peixe na mesa

No entorno do Santuário e no próprio Salão Paroquial, bancas sob responsabilidade da comunidade, com farta gastronomia, não deixaram de oferecer a tradicional tainha assada. Espaços lotados e peixe na mesa, como manda a tradição de 88 anos de festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Além do peixe, outros pratos também foram preparados com capricho.

Redator: Assessoria de Imprensa