AO VIVO

O papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 26, o Frei Cleonir Paulo Dalbosco, atualmente vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio, da diocese de Caxias do Sul como bispo da vacante diocese de Bagé, no Rio Grande do Sul. A notícia foi publicada no Jornal L’Osservatore Romano, às 12 horas de Roma.

Biografia

Natural de Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, Cleonir ingressou no seminário em 1987, em Soledade (RS). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Padre Berthier, em Passo Fundo (RS) e Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, em Porto Alegre (RS). Também é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul e tem Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera. Em 19 de setembro de 1998, fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Canoas (RS) e, em 20 de setembro do mesmo ano, foi ordenado diácono. Recebeu a ordenação presbiteral em 20 de fevereiro de 1999.

Em sua trajetória sacerdotal, Cleonir foi pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria (RS) de 1999 a 2005; Guardião da Fraternidade dos Freis Capuchinhos, em Santa Maria; Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude, na diocese de Santa Maria; Vigário Provincial e Definidor da Pastoral e Meios de Comunicação Social da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul; Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores, na Província Sagrada Coração de Jesus (RS); Visitador Apostólico na Congregação dos Clérigos Regulares; Diretor Geral da Pousada dos Capuchinhos, entre outras funções.

Saudação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou saudação ao novo membro do episcopado. O texto é assinado por dom Leonardo Steiner, secretário-geral da entidade. Confira, abaixo, a saudação na íntegra:

 

Saudação da CNBB ao Frei Cleonir Paulo Dalbosco

 

Brasília, 26 de setembro de 2018

Prezado Irmão, Frei Cleonir Paulo Dalbosco.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese Bagé (RS), dada pela Nunciatura Apostólica e publicada nesta quarta-feira, 26 de setembro, pelo jornal L’Osservatore Romano. Acolhemos o senhor como novo membro da nossa Conferência e agradecemos ao Papa Francisco pelo carinho demonstrado à Igreja no Brasil.

Observando o seu itinerário de formação acadêmica e pastoral, reconhecendo sua dedicação ao trabalho de coordenação em sua Ordem Religiosa, encontramos muitos sinais de que seu ministério episcopal será marcado pela eficiência e pela criatividade.

Saudamos sua nomeação recorrendo às palavras do Papa Francisco aos bispos do Celam, em setembro do ano passado: “Bem sabeis que a renovada consciência, de que no início de tudo está sempre o encontro com Cristo vivo, exige que os discípulos cultivem a familiaridade com Ele; caso contrário, ofusca-se o rosto do Senhor, a missão perde força, retrocede a conversão pastoral. Assim, rezar e cultivar o relacionamento com Ele é a atividade mais improrrogável da nossa missão pastoral. Aos seus discípulos, entusiasmados com a missão cumprida, Jesus dizia: ‘Vinde, retiremo-nos para um lugar deserto’ (Mc 6, 31). Nós precisamos ainda mais deste estar a sós com o Senhor, para reencontrar o coração da missão da Igreja”.

Conte com nossas orações por sua nova missão.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB