AO VIVO

As secretarias de Cultura (Secult), de Transporte e Trânsito (STT), de Segurança Pública (SSP) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) estão prontas para apoiar a realização das comemorações de Corpus Christi, na quinta-feira (31).

O gramado do Esporte Clube Pelotas será sede da celebração religiosa católica, às 15h. A seguir, os fiéis sairão em procissão seguindo percurso pelas ruas Doutor Amarante, Padre Anchieta e Senador Mendonça, com chegada à Catedral, onde será o encerramento, às 17h.

Corpus Christi é comemorado 60 dias após o domingo de Páscoa, sempre numa quinta-feira. A data celebra a importância da eucaristia e significa ‘Corpo de Cristo’.

A procissão conta tradicionalmente com o percurso decorado com “tapetes” coloridos e criados com motivos relacionados à eucaristia. O trabalho de confecção envolve o Setor da Juventude da Arquidiocese e movimentos jovens, como Emaús. Às 7h de quinta-feira (31), jovens já estarão trabalhando na montagem dos tapetes nas ruas do trajeto. O material utilizado é de diversas origens, predominando serragem, casca de arroz, anilinas e outros.

As comemorações de Corpus Christi envolvem os fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese – 12 de Pelotas e uma do Capão do Leão.

O apoio da Prefeitura é prestado pela Secult na organização das festividades; pela STT, com agentes de Trânsito para interrupção de vias públicas e orientação; pela SSP, com a Guarda Municipal (GM); e com a Ssui, que realiza limpeza do percurso da procissão antes e depois do evento.

Por Tânia Magalhães/ASCOM