AO VIVO

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é a Empresa Amiga do Hemopel no mês de março. Desde 2013, a UCPel mobiliza a comunidade acadêmica a participar da campanha de doação de sangue, que neste ano receberá o reforço dos alunos do curso de Medicina, através do Trote Solidário. A atividade ocorrerá no dia 23 de março. Vans do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) levarão, em quatro horários diferentes, os interessados em contribuir.

A campanha, parte do Programa UCPel Mais Saudável, visa incentivar funcionários e professores a refletir sobre a importância de contribuir com o ato de solidariedade, conforme destaca a psicóloga da Gestão de Pessoas, Aline Duarte. Os doadores poderão ir ao Hemopel durante todo o mês, mas caso prefiram, no dia 23 de março, o Hemocentro disponibilizará transporte às 8h, às 10h, às 14h e às 16, com saída da frente do Campus I.

Já o Trote Solidário, promovido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) em parceria com UCPel, vai contar ainda com arrecadação de alimentos, no dia 24 de março, em diversas redes de supermercados de Pelotas, como BIG, Guanabara, Nacional e Peruzzo. As doações serão destinadas ao Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul que contemplará instituições carentes. A atividade contará como horas de curso e os interessados em participar devem se inscrever, de 16 a 19 de março, com os veteranos.

A comissão do Trote Solidário da UCPel decidiu dar continuidade a ação por acreditar que essa é uma oportunidade única de transformação e que ações de solidariedade tornam as pessoas mais humanas. Ainda segundo os acadêmicos e membros da comissão, Esther Eichstadt, Gabriel Lorea e Karina Donatti, além do estímulo à solidariedade, o trote promove a integração entre veteranos e novos alunos. “É questão de empatia e compaixão, virtudes que um ser humano precisa ter. Percebemos que precisamos disso e queremos que mais gente perceba. Nesse mundo onde coisas e atitudes têm preço, queremos estimular o que tem valor”.

Em 2017 o projeto contou com a adesão de 730 doares – que beneficiaram cerca de 3 mil pessoas – e arrecadou 35,5 toneladas de alimentos.

Requisitos para a doação – Os principais requisitos para realizar a doação é ter entre 18 e 69 anos (doadores de 16 e 17 anos podem realizar a doação com o consentimento formal do responsável legal). Devem pesar no mínimo 50kg, estar descansado, estar alimentado, apresentar documento original com foto recente e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.