AO VIVO

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sediou o lançamento do Manual da Economia Solidária. Proposto pela Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária da Assembleia Legislativa do RS, o material foi apresentado na segunda-feira (19), na sala 100k, do Prédio Santa Margarida.

A cartilha foi desenvolvida com o propósito de divulgar e estimular a cooperação, solidariedade, autogestão e desenvolvimento sustentável, princípios da economia solidária. Além disso, conforme o representante do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC) da UCPel, professor Tiago Nunes, o material busca fomentar o debate em relação a uma política de desenvolvimento territorial ancorada nos conceitos da economia solidária.

O docente da UCPel ainda destacou a relação da Católica com o evento. “A UCPel reafirma, mais uma vez, seu compromisso comunitário, abrindo as portas para o lançamento de um instrumento tão importante”, avaliou.

A tarde de apresentação da Cartilha teve início com o show da dupla AmeriCalle. Logo após, o deputado estadual, Zé Nunes (PT), falou sobre o contexto da economia solidária no estado e da importância do debate. ”Economia solidária dialoga com cidadania, sustentabilidade e diversidade. É cultura e desenvolvimento”, ressaltou. O deputado ainda agradeceu as associações e universidades por manterem a economia solidária ativa.

As atividades prosseguiram com uma roda de conversa sobre modelos e exemplos de economia solidária. Representantes de fóruns, empresas, associações e partidos políticos participaram da conversa.

Redação: Piero Vicenzi