Entre os dias 13 e 16 de março, será realizada a 3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP 3 Brasil 2018) no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A organização do evento é coordenada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz.

As edições passadas da conferência  ocorreram na França (2012) e Itália (2015).

Esta conferência destina-se a qualquer pessoa que tenha envolvimento com arroz orgânico: produtores, pesquisadores, estudantes e professores e, também, à todas as organizações neste campo, para as associações e cooperativas dos diversos setores – do comércio ao consumo, para as entidades territoriais e para as autoridades locais. Conforme o Irga, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina.

Conforme os organizadores, a ORP 3 pretende “fortalecer as cadeias de abastecimento do arroz orgânico nas distintas fases, compreendendo os processos locais, desde a produção, industrialização, distribuição e o consumo, por meio do intercâmbio cultural e científico das vivências e experiências do mundo do arroz entre os atores envolvidos, mercados e a sociedade em geral em ambiente amplo e multicultural”.

A conferência prevê sessões científicas nas áreas de produção agrícola, mercado, saúde e meio ambiente.  A estimativa é que mais de 500 pessoas acompanhem os debates no local do evento, além das que poderão ter acesso às palestras via transmissão on-line.

As inscrições devem ser realizadas no site da ORP3