AO VIVO

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) definiu a programação da 8ª Festa da Colheita da Uva em Pelotas. Às 13h do sábado (27), a propriedade do produtor Dirceu Kurz, na Colônia Santa Helena, 8º distrito, abre a recepção aos visitantes. Às 13h30min, inicia-se a comercialização de uvas e de artesanato.

A programação prossegue às 14h, com espaço técnico e mostra de uvas. Às 14h30min, iniciam-se as atrações artísticas. A abertura oficial da colheita está programada para as 16h; às 16h30min, tem degustação e o encerramento está previsto para as 18h.

De 26 de janeiro a 4 de fevereiro, realizam-se as feiras para comercialização de uvas, das 9 às 19h. Haverá banca fixa no largo do Mercado e itinerante nos bairros. O quilo da uva custará R$ 4,00.
“As feiras são fundamentais para o desenvolvimento da cadeia produtiva. A intenção é expandir a área de parreiras da uva de mesa, especialmente Niágara rosa e branca. A cultura é feita em pequenas áreas (30 toneladas por hectare) e pode remunerar bem o agricultor”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
Para melhorar a performance das culturas de uva, a SDR, a exemplo do que fez em relação ao morango e ao pêssego, manterá o sistema de feiras para comercialização. A fruta será levada aos bairros pelos produtores, em ônibus cedido pela Secretaria.