AO VIVO

O chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), arcebispo metropolitano Dom Jacinto Bergmann, anunciou, na manhã desta sexta-feira (24), a recondução do médico José Carlos Bachettini Júnior como reitor da Universidade. Ele ficará à frente da UCPel por mais quatro anos (2018 – 2021). A programação de posse nesta quarta-feira, 13 de dezembro, inicia com Missa de Ação de Graças as 17 horas e na sequência a posse no auditório Dom Antônio Zattera.

Há seis anos no comando da Instituição, Bachettini foi o responsável por liderar uma série de mudanças ocorridas na Universidade. A implantação do planejamento estratégico, iniciada em 2012 e que contempla ações para as próximas duas décadas, foi um marco para a Católica. Gestão participativa e transparência são os nortes de suas ações.

O lema “ensinar atendendo a comunidade” é constantemente lembrado pelo reitor em encontros com a comunidade acadêmica. A ampliação da representação da UCPel junto à comunidade e a busca da interlocução entre qualidade acadêmica e sustentabilidade são algumas de suas metas.

Na avaliação de Bachettini, a recondução representa a valorização do trabalho de uma equipe que ao longo de seis anos vem dedicando-se às transformações da Universidade. “Sabemos que as transformações também são um momento de turbulência, mas chegamos a esse momento em uma posição completamente diferente daquela que assumimos lá em 2012”, comentou, ao reforçar que é preciso consolidar a ampliação do curso de Medicina, o curso de Odontologia e a educação a distância híbrida da UCPel. “Essas três questões são de fundamental importância para a longevidade dessa casa”, diz.

O planejamento estratégico construído até o ano de 2032 permanecerá sendo o fio condutor para as decisões da atual reitoria. “Serão anos de incertezas política e econômica, e as responsabilidades da Universidade são grandes. São mais de quatro mil alunos e um hospital de grande porte para a região. Isso aumenta toda a responsabilidade na condução do trabalho frente a essas dificuldades”, analisa.

A designação do chanceler foi baseada na consulta à Arquidiocese, à UCPel e à sociedade, e recebeu unanimidade na aprovação pelo Conselho Superior, reunido na manhã desta sexta-feira.

Leia abaixo o comunicado oficial emitido por Dom Jacinto Bergmann:

COMUNICAÇÃO DO CHANCELER

Chegando o período final da reitoria – gestão do biênio 2016 – 2017, tendo ouvido a Arquidiocese, a Universidade e a Sociedade, pelas faculdades a mim conferidas pelo Artigo 22, II, do Estatuto, optei por prorrogar a designação da pessoa do Dr. José Carlos Bachettini Júnior à titularidade da Reitoria da Universidade Católica de Pelotas, para o quadriênio 2018-2021, conforme Artigo 24 do Estatuto.

Pelotas, 24 de Novembro de 2017
Dom Jacinto Bergmann
Arcebispo Metropolitano de Pelotas
Chanceler da UCPel

Redação: Rita Wicth – MTB 14101