AO VIVO

Entrou em funcionamento nesta sexta-feira (6) o novo sistema semafórico no cruzamento das avenidas Ferreira Viana e São Francisco de Paula, em frente ao Shopping Pelotas. A rotatória que existia no local foi adaptada e o trecho recebeu novo asfalto. Agentes de Trânsito estão no local para orientar os motoristas sobre as mudanças, que seguem com acompanhamento constante da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT).

A novidade é a instalação de detectores de veículos nas transversais (pela avenida São Francisco de Paula) chamados de Laços Indutivos. Se o aparelho não detectar massa metálica, ou seja, não registrar fluxo de veículos, nas transversais, o controlador não abre a programação projetada e direciona este tempo para o eixo principal (pela avenida Ferreira Viana).

São quatro semáforos para veículos e quatro para pedestres nos cruzamentos. Para garantir mais segurança para pedestres e ciclistas, as conversões à direita livres em ambos os sentidos estão proibidas. “Após análise decidimos proibir também a conversão à direita para oferecer mais segurança e tranquilidade para pedestres e ciclistas que atravessam pelo cruzamento. O momento é de acompanhamento e ajustes pontuais”, afirmou o secretário da STT, Flávio Al Alam.

Mais de 30 programações poderão ser feitas pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) durante a semana a fim de adequar os tempos aos fluxos das vias.

Confira quais são as mudanças no trânsito a partir do funcionamento do novo sistema semafórico:

*avenida Ferreira Viana sentido praia-centro: o motorista não poderá mais dobrar à esquerda para acessar o Shopping Pelotas; a opção é dobrar à direita na São Francisco de Paula, fazer o retorno e seguir pela avenida até a entrada da lateral do Shopping. Ou seguir em frente e fazer o retorno próximo ao Foro.

* avenida Ferreira Viana sentido centro-praia: o motorista não poderá mais dobrar à esquerda para acessar a avenida São Francisco de Paula; a opção é dobrar à direita e fazer o retorno pela ponte sobre o canal – hoje utilizada na saída do Shopping; ou seguir pela Ferreira Viana e fazer o retorno na próxima rotatória da avenida.

* avenida São Francisco de Paula sentido Baronesa-Shopping: poderá dobrar à esquerda e seguir pela Ferreira Viana; poderá também seguir reto pela avenida e acessar o Shopping.

* avenida São Francisco de Paula sentido Shopping-Baronesa (saída do Lagos de São Gonçalo): poderá dobrar à esquerda e acessar a Ferreira Viana; poderá seguir reto.

Fonte: ASCOM