AO VIVO

Por: Mariana Hallal/Diário Popular
mariana.hallal@diariopopular.com.br
O próximo domingo será especial à comunidade católica. Fiéis de toda a cidade e da região irão se reunir para a 32ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. O evento, organizado pela Arquidiocese de Pelotas, terá o local de partida modificado em relação aos anos anteriores. As comemorações começam às 7h e se estendem até o fim da tarde.
Por se tratar de um Ano Mariano, em que se comemoram os 300 anos do descobrimento da imagem de Aparecida, a missa que dará início à romaria será celebrada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Avenida Brasil, 344). Antes, o evento partia da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula. A primeira celebração eucarística começará às 7h.
Depois, às 8h, os devotos partem em carreata até a Cascata. Lá, deixam os veículos e finalizam o percurso a pé em direção ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (BR-393, km 88). Às 10h, já no santuário, começará a solene eucarística. As celebrações seguem com um almoço e, à tarde, a benção de objetos seguida pela benção aos doentes. O dia será encerrado com uma missa dedicada aos trabalhadores da romaria.
José Francisco Britto, assessor de comunicação da Catedral, conta que os fiéis vêm de diversas cidades para a romaria. “Bagé e Rio Grande fazem parte da arquidiocese de Pelotas, então muitos devotos vêm desses locais”, comenta. Excursões de municípios vizinhos também são organizadas para o momento de renovação da fé.
Desde 1979
Em Pelotas, a devoção à Nossa Senhora de Guadalupe começou em 1979, quando o então bispo diocesano dom Jayme Chemello participou da 3ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano no México. Em 1985, a Diocese questionou a criação de uma romaria anual. A proposta foi aceita e a peregrinação ocorre desde então na cidade.