AO VIVO

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Centro de Integração Empresa-Escola confirmaram a adesão ao Pacto Pelotas Pela Paz nesta segunda-feira (2), na Prefeitura. Com a oficialização de mais dois parceiros, o eixo da prevenção do Plano Municipal de Segurança Pública ganha novos aliados para criar oportunidades de estudo e ingresso no mercado de trabalho para reduzir a vulnerabilidade juvenil.

A partir de agora, a UCPel irá cadastrar jovens em situação de vulnerabilidade social ou pessoas com deficiência em seu Programa Jovem Aprendiz e ajudará a encaminhá-los a processos seletivos em empresas locais. A universidade também se comprometeu em identificar vagas disponíveis em seus cursos e oferecê-las aos integrantes dessa listagem. O primeiro atendido pelo Programa Cada Jovem Conta, será também o estreante do projeto. A expectativa é iniciar a inserção na próxima semana.

O reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior assinou o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) e destacou que o Plano de Segurança Municipal traduz os anseios da comunidade acadêmica, também preocupada e envolvida no combate à violência. “O surgimento do Pacto é um fator motivador, mas o principal é que teremos uma cidade melhor para todos e isso nos obriga a participar efetivamente do processo”, enfatizou.

A prefeita Paula Mascarenhas falou que o Pacto precisa ter mecanismos para garantir sua sustentabilidade além dos governos e é exatamente o engajamento da sociedade, instituições e empresariado que tem o poder para isso. “Não adianta reduzirmos os índices de violência hoje sem preparar o futuro. O caminho é a prevenção, e essa jornada será ainda mais produtiva com a participação de entidades tradicionais e respeitadas pela nossa população”, afirmou.

O Ciee assumiu o mesmo compromisso e irá alinhar sua base de dados com o levantamento da Prefeitura para oferecer oficinas de capacitação para preparar esses jovens para entrevistas. O incremento na área contará com programas de divulgação das vagas de estágio e de aprendizagem e direcionamento de equipes para o acompanhamento desses atendidos para que o ingresso no mercado de trabalho seja efetivo. “Vamos buscar também a sensibilização do empresariado para que eles façam a contratação desses jovens como aprendizes ou estagiários”, disse o supervisor executivo do Ciee, Lourenço Guimarães.

A atuação especializada envolverá ainda o acompanhamento dos selecionados para evitar a rescisão antecipada e a evasão do projeto antes do prazo. “Vamos oferecer um desconto especial para as empresas que contratarem jovens oriundos deste banco de dados”, completou.

Rede começa a se formar

No dia 11 de setembro, exatamente no dia em que o lançamento do Pacto completou um mês, a Anhanguera confirmou a doação de 80 computadores e 50 monitores para utilização em projetos na área da segurança e o oferecimento gratuito de um curso de qualificação para a criação da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal.

Na mesma data, a Arcadia Urbanismo e a Melnick Urbanizadora, viabilizadoras do Parque Residencial Domingos de Almeida, também assinaram uma PPP na qual se comprometeram com a compra de câmeras 360° para a vigilância do entorno do empreendimento (com acesso à SSP) e implantação dos cabos de fibra óptica para o espelhamento das imagens do Centro Integrado de Operações Municipal da Guarda Municipal (Ciom) à sala de monitoramento da Brigada Militar.

A corporação será beneficiada ainda com recursos para concluir a construção da sala de operações, a instalação de três telas de videomonitoramento e a reforma do refeitório da BM, tudo custeado pelas urbanizadoras.

Fonte: ASCOM