O curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove neste sábado (26) mais uma edição do projeto Direito na Rua – Justiça em Movimento. A atividade ocorrerá no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, localizado na Avenida Domingos de Almeida, 3150 – Areal, e tem por objetivo prestar serviços de assistência judiciária e esclarecer dúvidas da comunidade. O evento terá início às 9h e o atendimento será feito por acadêmicos dos cursos de Direito e Serviço Social.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Assistência Judiciária da UCPel (SAJ), Anelize Corrêa, a atividade nos bairros auxilia a comunidade carente a conhecer melhor os seus direitos e as formas existentes para solucionar problemas. “Nas edições anteriores, as demandas mais frequentes envolveram questões previdenciárias, de regularização urbana, pensão alimentícia, inventários, divórcios e questões que abrangem o direito do consumidor”, comenta.

O projeto Direito na Rua teve início há cinco anos, quando o SAJ da UCPel começou a prestar atendimento em locais de grande movimentação no centro da cidade. Desde 2016, o projeto passou a realizar atividades mensais em bairros para chegar mais próximo da comunidade e facilitar o acesso à justiça. Já ocorreram mais de 20 edições do Direito na Rua no novo formato. Os bairros Dunas, Fragata, Navegantes, Pestano, Castilhos, Getúlio Vargas e Colônia Z3 são alguns dos locais já visitados.