OLHAR CRISTÃO (19 de junho 2017)
Amigos e amigas da Rádio Universidade, a prefeitura de Pelotas lançou por esses dias uma campanha publicitária sobre a necessidade de preservarmos a limpeza da nossa cidade. A campanha dirigida principalmente às crianças aproveita os apelos comerciais da FENADOCE que se realiza neste mesmo período do ano. Não vamos aqui levantar questionamentos a respeito da campanha publicitária em si, mas pedimos licença para observarmos alguns pontos que entendemos ser importantes. Em primeiro lugar, campanha é algo passageiro. Ainda que as campanhas planejem e executem grandes e inteligentes ações de publicidade e de marketing, não passam de campanhas. Mesmo que os resultados quantitativos e qualitativos sejam excelentes, perderão fôlego mais cedo ou mais tarde. Aliás, as campanhas hoje em dia, mesmo as melhores, perdem fôlego com uma rapidez muito grande. Não nos esqueçamos de que o mundo em que vivemos é o mundo das imagens, imagens em forma de vídeoclip, tudo muito rápido, instantâneo e sempre fugaz. A nossa capacidade de concentração esta ficando cada vez mais reduzida. Em geral as pessoas não são capazes de se concentrar por mais de um minuto. Os dedos correm velozes sobre as telas que nos cercam no dia a dia: o computador, o celular, o smartfone…. As crianças agora já nascem obedecendo a um novo ritimo de vida, tudo muito diferente do que era há vinte ou trinta anos atrás. Não estamos aqui dizendo que as campanhas perderam o seu valor. Claro que não, mas em se tratando do assunto lixo, limpeza da cidade, respeito aos bens públicos, é preciso ir além de uma simples campanha publicitária.

Amigos e amigas da Rádio Universidade, estamos convencidos de que somente através da educação poderemos alcançar a cidadania. Não se constrói cidadania somente com belas e ricas campanhas publicitárias. Limpeza é uma questão de cidadania e cidadania se constrói em casa e na escola. Se um guri aprende que não se deve jogar lixo no chão e que todas as pessoas têm que respeitar o banco da praça, a faixa de segurança, as plantas do jardim publico, a limpeza dos arroios e lagos e outras coisas mais, então o caminho para a cidadania verdadeira está começando. O que se aprende na infância fica para a vida inteira. Uma campanha publicitária pode até ajudar no sentido de reforçar um comportamento que os guris e as gurias aprendem em casa e na escola. E por que guris e gurias? Porque quando a gente chega na idade adulta e não aprendeu ainda estas lições básicas dificilmente conseguiremos reverter o quadro. O que lixo que recolhemos agora nas ruas é fruto de toda uma formação inadequada que tivemos no passado. Esta é a verdade: não aprendemos a respeitar o meio ambiente, não aprendemos a ser de fato cidadãos e cidadãs. É por isso que insistimos na urgência de se investir na criança é a saída! Para isso se faz necessário muito mais do que uma campanha publicitária, por mais eficaz que ela seja. É preciso investir a longo prazo, pensar no amanhã, e só se pode construir o amanhã apostando todas as fichas na educação, uma educação de qualidade. Ora, educação de qualidade é aquela que ajuda a formar o cidadão e a cidadã em todos os aspectos. Um projeto educativo pensado com este objetivo, quer dizer, de formar para a cidadania é tudo o que precisamos. Acreditamos que é possível sim investir em projetos educativos que contemplem o respeito ao meio ambiente como base de formação para a cidadania. Vamos então esperar que a secretaria de educação do município discuta em profundidade este assunto e apresente a sociedade pelotense projetos de educação verdadeiramente inovadores com o objetivo de transformar a realidade triste em que vivemos.

­­­­­­ Pe. Plutarco Almeida, SJ
Diretor Geral RU