O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira (22) portaria definitiva que autoriza a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a ofertar cursos de graduação na modalidade a distância. A proposta de EaD da Católica já nasceu com nota 4 (a escala vai de um a 5) e o próximo passo será a abertura de processo seletivo para o curso de Tecnologia em Segurança Pública (TSP), primeiro tecnólogo a distância da Católica. O início das atividades está previsto para o próximo semestre letivo.
Além da realização da seleção da primeira graduação a distância, começará a ser prospectado a criação de outros cursos na nova modalidade, levando em consideração as principais demandas de 23 municípios da região sul, explica o coordenador de Graduação e Extensão, professor Luiz Fernando Meirelles. Um dos diferenciais da proposta da UCPel é o de usar docentes como tutores das disciplinas a distância, diferentemente do que ocorre no modelo padrão de EAD. “Isso poderá garantir maior qualidade pedagógica ao curso”, frisa.

Na avaliação do pró-reitora acadêmica, professora Patrícia Giusti, o aval definitivo para a oferta de cursos em EaD é o reconhecimento de um grande trabalho desenvolvido pela UCPel nos últimos anos. “Nosso compromisso continuará sendo oferecer aos alunos e futuros alunos serviços acadêmicos de qualidade, garantindo uma excelente formação humana, ética e técnica, preocupada com as necessidades das pessoas”, comenta.

Primeira oferta

O curso de Tecnologia em Segurança Pública (TSP) também obteve nota 4 junto ao MEC. Antes de criar o tecnólogo, a UCPel realizou estudos de mercado para identificar que atualmente são mais de 7 mil profissionais atuantes nessa área sem ter uma formação específica. Além disso, ainda existe um grande número de interessados em trabalhar na segurança privada.

O TSP é considerado semipresencial. A maior parte do conteúdo será ministrado de forma on-line, mas também haverá encontros presenciais mensalmente na sede da UCPel e nas organizações e empresas da área de segurança pública e privada conveniadas. Mais informações sobre o tecnólogo estão disponíveis no link http://segurancapublica.ucpel.edu.br.

Redator: Rita Wicth – MTB 14101/UCPEL