AO VIVO

A prefeita Paula Mascarenhas e sua equipe receberam representantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para buscar uma solução para as moradias das 16 famílias de índios kaingangs, instalados desde junho em uma área de 7,5 hectares, na Cascata. As famílias, anteriormente acampadas na beira da estrada, próximo à Rodoviária de Pelotas, vieram de fora com o desejo de se fixar em Pelotas, terra de seus antepassados.

O grupo está analisando as possibilidades para a construção das casas – o Programa Minha Casa Minha Vida Rural, ou tecnologias locais com o Programa a Casa é Sua, que poderia ter seu projeto-piloto na comunidade indígena. Atualmente as famílias moram em barracas de lona.

Além da prefeitura e UCPel, outras parcerias devem ser criadas para viabilizar o projeto. Participaram da reunião o secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal; de Planejamento e Gestão, Paulo Morales e o arquiteto Cassius Baungartn; e representando a UCPel os professores Reinaldo Tillmann e Joseane Almeida.