As Agências FGTAS/Sine dispõem de 3.739 vagas de emprego em todo o estado. Interessados em se candidatar às oportunidades de trabalho devem comparecer à unidade mais próxima com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Das vagas abertas, 79% não exigem experiência. As unidades com o maior número de vagas são Pelotas (376), Porto Alegre (374), Nova Prata (255), Estrela (198) e Igrejinha (180). Com relação à escolaridade, 22% das vagas exigem ensino fundamental incompleto; 20%, ensino médio completo.
As ocupações com o maior número de vagas são operadoras de preparação de grãos vegetais (290), alimentador de linha de produção (280), abatedor (175), operador de caixa (162) operador de câmaras frias (130) e repositor de mercadoria (114). O salário da maioria das oportunidades varia de R$ 880 a R$ 1.760.
Região Metropolitana
Na Região Metropolitana e Porto Alegre há mais de mil vagas de emprego abertas, sendo que 66% das oportunidades não exigem experiência. No que tange à escolaridade, 33,43% exigem ensino médio completo e 20,69%, ensino fundamental completo. As Agências FGTAS/Sine com o maior número de vagas disponíveis são Porto Alegre (374), Igrejinha (180), e Canoas (118). As ocupações em maior quantidade são trabalhador polivalente da confecção de calça (992), operador de telemarketing receptivo (95), faxineiro (54) e operador de caixa (44).
Pessoas com deficiência e reabilitados
São 461 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, sendo que 54% exigem ensino médio completo; 24%, ensino fundamental completo e 11%, ensino superior completo. As funções com o maior número de vagas são operador de telemarketing receptivo (95), técnico de enfermagem (54), auxiliar de escritório (42), faxineiro (33) e enfermeiro (27). As agências com o maior número de vagas exclusivas são Porto Alegre (323), Santo Antônio da Patrulha (23), Alegrete(20), São Leopoldo (15) e passo Fundo (14).
FGTAS
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) administra 135 Agências FGTAS/Sine em 132 municípios gaúchos. O principal serviço gratuito oferecido nas unidades é a intermediação de mão de obra.
Texto: Bete Guerra/FGTAS
Edição: Gonçalo Valduga/Secom