AO VIVO

A jornalista Maria José Garcia entrevistou a professora Ana soares e acadêmicas do curso de design de moda:

 

Os looks do Verão 2017 vão ter muita inspiração na natureza, no artesanal, em memórias afetivas e na arte urbana. É o que aponta o Bureau de Tendências, publicação que reúne diversas informações sobre o tema e é desenvolvido por acadêmicos do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Mais do que definir tendências de moda, o material construído a partir de muita pesquisa reúne importante conteúdo para empresários do setor na região sul.
Divididos em sete segmentos – alfaiataria, beachwear, fitness, infantil, plus size, prêt-à-porter de luxo e surfwear, o Bureau apresenta um painel com looks inspiracionais que traduzem o momento, define as principais cores e ainda mostra desenhos técnicos com sugestões de modelagens. Feito por 20 acadêmicos e supervisionado pela professora do curso Ana Luiza Timm Soares, a seleção de informações e elaboração do material exige uma extensa pesquisa em diversos tipos de mídia para ver quais tendências ganham destaque em diferentes lugares do mundo.
Conforme define a professora responsável pela criação do material, o Verão 2017 promete trazer frescor em cores e estampas que reverenciam a flora e a cultura brasileiras. “O material mostra o resgate da conexão humana com o seu entorno, seja através das tonalidades vívidas do graffitti ou dos matizes verdes e terrosos das florestas tropicais, buscando refletir a própria natureza do ser” comenta.
Tramas, processos artesanais, efeitos visuais, texturas, estampas divertidas e tons exóticos estarão em alta na próxima estação que inicia no dia 21 de dezembro. Para a alfaiataria masculina, a aposta dos acadêmicos Juliano Soares, Rafaela Cardoso, Rafaela Corbeline e Rosemary Egues será a criação de peças inspiradas na natureza e em animais. Já para o segmento plus size a pesquisa aponta para roupas divertidas inspiradas nas cidades e nas artes, com a intenção de mostrar que uma numeração maior que o padrão também pode estar dentro de tendências, explicam as acadêmicas Arantxa Von Appen e Laleska Vieira.
O beachwear busca inspiração em antigas lembranças, que podem vir à tona através do paladar ou do olfato. A moda fitness para 2017 trará mais liberdade para as mulheres e as roupas infantis virão com tons frescos e energéticos, combinando estampas divertidas com florais e frutas. Peças cada vez mais versáteis e unissex deverão ganhar ainda mais espaço.
O estilo boho chiq, a fluidez de tecidos, formas evasê e godê são algumas das influências destacadas pelas acadêmicas Fabiana Ramalho, Renata Terra e Roberta Velaskez para o segmento prêt-à-porter, que deverá ainda ter muitas peças com franjas, rendadas e com estampas florais. A moda surfwear deverá ter inspirações na simplicidade e também na natureza, com irregularidades em materiais que lembrem a pele humana e marcas da areia.
O estudo sobre as tendências do Verão 2017 está disponível através do site http://moda.ucpel.edu.br/bureau .

whatsapp-image-2016-12-22-at-21-29-41