AO VIVO

Samuel Ongaratto, coordenador do EDR, escritório de desenvolvimento regional da Ucpel, esteve no Bom Dia RU:

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) receberá a palestra Empreendedorismo no Ensino Fundamental: caso de São Roque de Minas (MG), organizado pelo projeto Educação Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento ocorre na quinta-feira (18), das 9h30min às 12h, no Auditório Dom Antônio Zattera. As inscrições são gratuitas.

Em São Roque de Minas foi criada, há mais de 15 anos, a primeira escola com conceitos do empreendedorismo no Brasil. Desde os primeiros anos do Ensino Fundamental os alunos são instigados a aprender, além das disciplinas tradicionais, questões sobre ética, cooperativismo e solidariedade. Esse conceito foi ampliado e hoje está espalhado pelas escolas da cidade, sejam elas particulares ou públicas.

Os alunos têm como desafio criar suas próprias empresas e o ápice do processo é a atuação dos jovens em uma feira, na qual são vendidos os produtos desenvolvidos. Esse conceito de escolas que abordam o empreendedorismo surgiu através de parceria entre a Cooperativa Educacional e a Cooperativa de Crédito Sicoob-Saromcredi.

Para a palestra na UCPel, serão recebidos a secretária de Educação da Prefeitura de São Roque de Minas, Tatiana Costa Leite Rodrigues, e o coordenador do Projeto de Educação da Cooperativa Sicoob-Saromcredi, Fernando Frederico da Silva. A programação do evento conta com recepção, das 9h30min até as 10h, quando será apresentado o caso. Às 11h30min começa um debate sobre a experiência. As inscrições podem ser feitas no link.

14064185_530940887097883_3252146267484316072_n