AO VIVO

Esta semana, a tubulação que conduzirá água tratada da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, localizada no Capão do Leão, até o reservatório R1, na praça Piratinino de Almeida (praça da Santa Casa), deve atravessar o canal Santa Bárbara e seguir pelo canteiro central até tomar o trajeto do R1 – local de futuro armazenamento e distribuição.

A previsão é do Sanep, que assumiu a responsabilidade pela gestão do projeto. “A rede já cruzou o bairro Simões Lopes e chegou ao entroncamento da avenida Duque de Caxias com praça 20 de Setembro”, informa o diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams. A ETA São Gonçalo terá capacidade de liberação de 500 litros por segundo, para abastecer cerca de 170 mil consumidores.

Há poucos dias, representantes da empresa Enfil S. A. Controle Ambiental vieram de São Paulo para se reunir com a autarquia e tratar de ajustes no projeto de construção da ETA, visando acelerar o processo de execução da obra.

“A parte civil do projeto está com mais de 70% concluída. O desembolso financeiro para a obra está ajustado ao cronograma e algumas pendências técnicas e ambientais estão sendo resolvidas”, enfatiza o diretor-presidente do Sanep.

O engenheiro Cláudio Jardim, que integra equipe técnica do projeto da ETA São Gonçalo, salienta que o número de trabalhadores foi ampliado. Agora 80 pessoas estão envolvidas no processo entre operários, técnicos administrativos, operadores de máquinas, subemprenteiros, ferreiros, carpinteiros, pedreiros, soldadores, serventes, motoristas e outros profissionais que acompanham os ajustes feitos no projeto para torná-lo mais eficiente.

A construção da ETA São Gonçalo está orçada em R$ 42 milhões, recursos federais com contrapartida do Município. As obras iniciaram-se em julho de 2015 e devem ser executadas em dois anos. O sistema é inédito em Pelotas. Os meios de abastecimento de água no Município são provenientes de barragens, cujo volume de água está sujeito às variações climáticas – podem ficar comprometidos em períodos de seca. A captação direta do canal representa segurança e estabilidade de abastecimento.

Tubulações-ETA-São-Gonçalo-03-680x365