A prefeitura de Pelotas assina, esta semana, contrato com a empresa GR Indústria e Comércio Ltda, vencedora da licitação na modalidade Concorrência Pública, para a construção de cinco novas escolas municipais de educação infantil (Emeis) pelo programa Proinfância. As Emeis serão construídas na Vila Princesa, no loteamento Eucaliptos, no Dunas, no Sítio Floresta e na Sanga Funda.

O valor global das obras é de R$ 7.600.215,09, sendo R$ 1,5 milhão de contrapartida da prefeitura. As obras devem começar até agosto e serão acompanhadas pela Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP). Do tipo 2, modelo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as unidades vão atender crianças de zero a cinco anos e 11 meses de idade.

Espaço qualificado

As novas unidades terão salas de aula, sala multiúso, sanitários, fraldários, área coberta para recreio, parque, refeitório e outros ambientes que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das dependências administrativa e de serviço.

A tipologia (tipo 2), adotada pela prefeitura, exige um terreno de medidas mínimas de 45×35 metros, totalizando 1.575 metros quadrados. A área construída será de 895,53 metros quadrados – espaço suficiente e adequado para atendimento de 94 alunos em período integral ou 188 em dois turnos. Ao todo Pelotas deve construir 14 Emeis pelo programa Proinfância.