Um público de mais de 1,3 mil pessoas lotou o Theatro Guarany na noite desta segunda-feira, 18 de janeiro, para a solenidade e espetáculo de abertura do 6º Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas. Autoridades, imprensa e comunidade em geral prestigiaram o evento. A abertura foi marcada pelo espetáculo da Orquestra da Ulbra, regida pelo maestro Tiago Flores, com a participação especial do solista Carmelo de Los Santos. O Festival acontece até o dia 29 de janeiro e conta com intensa programação de concertos e apresentações gratuitos em diversos locais da cidade, além dos cursos ministrados por professores de 13 nacionalidades. O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.

No discurso de abertura, o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, destacou a importância do Festival ser realizado em Pelotas. “O que a gente vivencia na cidade nos faz ter a certeza de que teremos mais uma excelente edição. A comunidade de Pelotas recebe muito bem essa miríade de músicos e fazer o Festival aqui é um reconhecimento à população”, disse.

“É um enorme prazer estar aqui consolidando este evento”, enfatizou emocionada a gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia da Costa Rodrigues. Segundo ela, é possível ter um mundo mais feliz e harmonioso por meio da música. “Esse evento traz não só para Pelotas, mas também para o Rio Grande do Sul e para o Brasil a oportunidade da gente se conhecer um pouco mais. Seremos seres humanos melhores se soubermos valorizar a arte”, afirmou.

Sérgio Abreu Neves, que na ocasião representou o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, fez questão de salientar o motivo pelo qual Pelotas sedia o Festival. “A cidade soube merecer os cinco festivais que já ocorreram aqui, graças ao acolhimento aos músicos e alunos. E esse ano não será diferente. São 12 dias que mudam o cenário de Pelotas com dois eixos: o pedagógico e o sociocultural. Nosso objetivo é fazer as pessoas mais felizes com a música”, destacou.

De acordo com o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, se depender do poder público, o Festival será sempre realizado na cidade. “O povo de Pelotas respira cultura e faz do Festival também uma atividade econômica. Temos muitos problemas e dificuldades, mas se tem uma coisa que podemos nos orgulhar dia após dia é a cultura. E, sem dúvida, o Festival é parte disso”, declarou.

Já consolidado no cenário cultural da cidade, o Festival de Música conta, nesta edição, com 50 espetáculos, entre recitais e concertos, e 21 cursos de música, ocupando durante 12 dias casarios antigos, teatros, igrejas, ruas e parques. São mais de 450 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos, que participam de cursos, trocas de experiências e espetáculos. Um intercâmbio de culturas e aprendizado, representado por pelo menos 17 países diferentes.

A programação desta terça-feira, 19 de janeiro, conta com o Festival na Comunidade, que leva uma apresentação do Quinteto Porto Alegre até o Shopping Pelotas, a partir das 19h. Também neste horário acontece o primeiro Recital de Professores, na Bibliotheca Pública Pelotense. Para as 20h30, no Theatro Guarany está programado o concerto “A História do Soldado | Stravinski”, com o ator/narrador Hique Gomez, regido por Evandro Matté. O primeiro dia de atividades foi marcado também por um Cortejo Musical que circulou pelo centro da cidade. Confira abaixo a programação completa, no link do press kit eletrônico, fotos e vídeo do primeiro dia do evento. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.

INGRESSOS – Para conferir as apresentações que ocorrem no Theatro Guarany é necessária a retirada de ingressos antecipadamente. Sugere-se a doação de 1kg de alimento não-perecível, que serão direcionados a entidades sociais por meio do Programa Mesa Brasil Sesc. Os ingressos estão sendo distribuídos no Theatro Guarany (Rua Lobo da Costa, 489), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30.

As entradas são limitadas e cada pessoa poderá retirar um par de ingressos por apresentação, conforme o cronograma: Dias 19 e 20, 21, e 22/01 – retirada de ingressos para espetáculos de 20 e 24/01; Dias 23, 24 e 25/01 – retirada de ingressos para espetáculos de 25 e 26/01; e Dias 25, 26, e 27/01 – retirada de ingressos na bilheteria do Theatro Guarany para os espetáculos de 27 e 28/01. A distribuição de ingressos começou no dia 14/01 e seguem até haver disponibilidade, conforme o cronograma.

Sobre o Sesc/RS – O Sistema Fecomércio-RS, através do Sesc, promove o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens e serviços e de toda a comunidade. Presente nos 497 municípios gaúchos, o Sesc/RS realiza atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais e 23 Balcões Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

Festival de Musica

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)