Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, inicia o 6º Festival Internacional Sesc de Música, que acontece até 29 de janeiro, em Pelotas. Serão 12 dias de intensa programação musical com uma série de concertos e apresentações gratuitos em diversos locais da cidade, além dos cursos ministrados por professores de 13 nacionalidades. O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.

Haverá transmissão online da abertura e de encerramento pelo site do Sesc/RS www.sesc-rs.com.br/festival: no dia 18, a partir das 20h30, acontece a solenidade de abertura e, em seguida, o espetáculo da Orquestra da Ulbra, no Theatro Guarany. Já dia 29, também a partir 20h30, será possível acompanhar o show de encerramento, que será no Largo do Mercado Público de Pelotas.

Já consolidado no cenário cultural da cidade, o Festival de Música conta, nesta edição, com 50 espetáculos, entre recitais e concertos, e 21 cursos de música, que ocupam casarios antigos, teatros, igrejas, ruas e parques. São mais de 450 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos, que participam de cursos, trocas de experiências e espetáculos artísticos. Um intercâmbio de culturas e aprendizado, representado por mais de 17 países.

Entre os destaques estão o concerto de abertura com a Orquestra de Câmara da Ulbra acompanhada do músico solista Carmelo de Los Santos e a execução da obra “A História do Soldado”, de Stravinsky, com o músico Hique Gomez. Também pela primeira vez estará no Festival a Orquestra Sinfônica de Carazinho – OSINCA, interpretando “As Quatro Estações”, de Vivaldi, com a participação do violinista italiano Emmanuele Baldini.

Importantes músicos internacionais compõem o elenco dos Recitais que acontecerão diariamente na Bibliotheca Pública Pelotense, como os alemães Wally Hasen (Flauta), Chistoph Hartmann (Oboé) e Andrej Zust (Trompa) e os americanos Anthony Plog (Trompete) e Peter Ellefson (Trombone Tenor).

As classes estão divididas em Música de Concerto: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, trombone baixo, tuba, harpa, percussão, violão clássico, piano, canto lírico e composição. A seleção dos 260 participantes aconteceu em setembro, onde mais de 850 candidatos se inscreveram. O Festival conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas, das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Unisinos, Instituto Goethe, Aliança Francesa – Consulado Geral da França, Ospa, Fundação Piratini – TVE, Bibliotheca Pública Pelotense, Empresa Embaixador, Café 35 e Biri Refrigerantes.

Confira abaixo a programação completa. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.

INGRESSOS – Para conferir as apresentações que ocorrem no Theatro Guarany é necessária a retirada de ingressos antecipadamente. Sugere-se a doação de 1kg de alimento não-perecível, que serão direcionados a entidades sociais por meio do Programa Mesa Brasil Sesc. Os ingressos serão distribuídos no Theatro Guarany (Rua Lobo da Costa, 489), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30.

As entradas são limitadas e cada pessoa poderá retirar um par de ingressos por apresentação, conforme o cronograma: Dias 15, 16, 17 e 18/01 – retirada de ingressos para espetáculos de 18 e 19/01; Dias 18, 19 e 20, 21, e 22/01 – retirada de ingressos para espetáculos de 20 e 24/01; Dias 23, 24 e 25/01 – retirada de ingressos para espetáculos de 25 e 26/01; e Dias 25, 26, e 27/01 – retirada de ingressos na bilheteria do Theatro Guarany para os espetáculos de 27 e 28/01. A distribuição de ingressos começou no dia 14/01 e seguem até haver disponibilidade, conforme o cronograma.

Sobre o Sesc/RS – O Sistema Fecomércio-RS, através do Sesc, promove o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens e serviços e de toda a comunidade. Presente nos 497 municípios gaúchos, o Sesc/RS realiza atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais e 23 Balcões Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

orquestra-da-ulbra-foto-nathan-carvalho-1-pq

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)