As mudanças ambientais que estão ocorrendo vêm contribuindo para a percepção da necessidade de conservação da biodiversidade. As formas de reversão dos atuais impactos que sofre a natureza serão tratadas pela Pós-Graduação em Biologia da Conservação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que recebe inscrições até o dia 30 de março.

O curso, que chega à sua terceira edição em 2015, traz novas perspectivas para a necessidade de ampliação do estudo que busca encontrar meios de preservação e ampliação das reservas ambientais existentes. Atualmente, resta apenas 8% da área original de Mata Atlântica no Rio Grande do Sul. De acordo com coordenador da especialização, professor Maximiano Cirne, a este cenário se une a destruição de matas ciliares (vegetação ribeirinha), que, especialmente em Pelotas, vem sofrendo devido ao avanço imobiliário. A extração mineral (de pedra, argila e areia) na região também contribui para a deterioração dos locais onde ocorre a retirada.

A especialização, que inicia no mês de abril, terá como um dos diferenciais a carga horária destinada às aulas práticas, quase um terço do total das 360 horas presenciais do curso. “Estamos programando muitas saídas de campo para que os alunos se integrem o máximo possível com seu ambiente”, comenta. Outro atrativo deverá ser a disciplina de Ecologia da Paisagem, que abordará formas de interação da paisagem com o meio ambiente, comenta Cirne.

Voltado para profissionais graduados com interesse em atuar na área de conservação do ambiente natural, a Especialização em Biologia da Conservação também conta com o know-how da UCPel na área ambiental.

Cirne também destaca as parcerias da UCPel na área que contribuem para uma formação ainda mais qualificada. Atualmente, o convênio com a Estação Ecológica do Taim (local onde ocorrem várias saídas de campo) e com o Ministério Público (que estuda a atual situação do Arroio Pelotas) estão em vigor. A UCPel também presta serviços na área ambiental para diversas empresas.

Informações e inscrições

As aulas do curso de Especialização em Biologia da Conservação serão realizadas às sextas-feiras, à noite, e aos sábados, pela manhã e à tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128.8012 – das 8h às 12h e das 14h às 18h – ou pelo site ucpel.edu.br/pos, endereço onde são feitas as inscrições. Pelo endereço eletrônico é possível, também, saber mais sobre outros cursos de pós-graduação com inscrições abertas na UCPel.