AO VIVO

Durante os meses de janeiro e fevereiro é comum o estoque de bancos de sangue ter uma redução significativa. De acordo com o Hemocentro Regional de Pelotas, a queda costuma ficar entre 20% e 25% durante o período. Para reverter a situação, o Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) desenvolve a Campanha Corrente do Bem – Desafio Doe Sangue, com o objetivo de estimular as doações.

A campanha teve início no dia 22 de janeiro, com a doação de sangue de funcionários do HUSFP. De acordo com a farmacêutica e bioquímica da Agência Transfusional do Hospital, Thais Nienczesk, é importante manter o número de doações durante as férias devido a casos de acidentes e emergências que continuam ocorrendo no período.

Conforme as assessoras de Comunicação do HUSFP, Mirela Nobre e Daniela Campos, um dos objetivos da ação é de, também, envolver os funcionários do Hospital na campanha. “Além da comunidade, queremos estimular os colegas do Hospital a realizar a doação, que é simples, rápida e pode salvar muitas vidas”, complementou Mirela.

As doações deverão ser realizadas no Hemocentro Regional de Pelotas, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. O Hemocentro fica localizado na avenida Bento Gonçalves, 4.569. Informações sobre a Campanha Corrente do Bem poderão ser obtidas na fanpage do HUSFP no Facebook ou pelo telefone (53)2128.8368.

 

Requisitos necessários para a doação:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Levar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos;
  • Pesar, no mínimo, 50 quilos;
  • Não estar em jejum;
  • Ter dormido, pelo menos, seis horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

(Fonte: Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul – HEMORGS)